MGC Holding

Oportunidades! Sim, oportunidades para fundos e investidores individuais alocarem seus recursos em ativos de alto risco, considerando o elevado potencial de lucro que o negócio poderá gerar no futuro. Nesse cenário, alto risco e expectativa de elevado retorno formam um conjunto indissolúvel.

 

A decisão fica à cargo do investidor, a ele cabe a tarefa de compreender e definir o risco envolvido em contrapartida ao retorno esperado. Em razão disso, esse mercado não é para iniciantes e sim para profissionais!

 

Você sabe como funciona o investimento em special situations?

 

A busca por oportunidades de maior rentabilidade tem levado cada vez mais investidores a olharem com interesse para operações envolvendo special situations. Neles, a proposta principal é oferecer ganhos exponenciais, uma vez que são constituídos por papeis em situações diferenciadas, como reestruturação de dívidas e distressed assets.

 

Continue a leitura e conheça algumas características desse tipo de investimento.

 

 

Por que investir em fundos de special situations?

 

A imprevisibilidade é um aspecto comum do mercado financeiro, mas há nele uma regra que nunca falha: risco e retorno andam de mãos dadas. Ou seja, retornos mais elevados só podem ser obtidos quando se está disposto a arriscar mais. Cabe ao investidor, portanto, avaliar se vale ou não a pena assumir a volatilidade de um ativo diante do potencial retorno oferecido.

 

A Bolsa de Valores é um bom exemplo disso: os investimentos em ações apresentam riscos exponencialmente mais elevados do que os de renda fixa, por exemplo, mas oferecem chances de maior rentabilidade. Para se aventurar no universo da Bolsa é preciso, antes de mais nada, assumir o risco de perdas que vez ou outra acabam acontecendo.

 

No mercado de special situations, a lógica é a mesma. Ele caracteriza-se pelo investimento em papéis de alto risco e grande complexidade na estruturação, mas que potencialmente podem gerar retorno elevado, dada a expectativa de lucro elevado que o ativo poderá gerar. Em contrapartida, por se tratar de “situações especiais”, como o próprio nome diz, é comum que os ativos envolvidos apresentem de baixa liquidez e ofereçam riscos relevantes.

 

Pertencentes à categoria dos chamados “fundos alternativos”, os fundos de special situations são ideais para quem está mirando retornos de longo prazo.

 

Trata-se de um mercado que se vale de situações de crise para, por exemplo, socorrer empresas em reestruturação ou em recuperação judicial ou extrajudicial, que por essa razão apresentam certo grau de depreciação em seu valor. Ou, ainda, para oferecer liquidez para carteiras de créditos inadimplidos de empresas ou bancos. São as chamadas carteiras massificadas ou single names.

 

Em meio a um cenário de turbulência econômica como o que atravessamos, em que muitas empresas apresentam queda brusca de faturamento, gerando elevado estresse financeiro, são grandes as oportunidades de investimentos em special situations. Vale lembrar que, por serem de alto risco, esses fundos exigem uma série de cuidados por parte do investidor e só são acessíveis aos chamados qualificados, com aplicações financeiras em valor superior a R$ 1 milhão, ou aos profissionais.

 

Na MGC Holding, reunimos empresas e profissionais com profunda experiência em mercados de special situation e em tratamento de situações complexas de passivos. Conheça nossas soluções.

A MGC Holding

Somos o maior player independente do mercado brasileiro de créditos inadimplidos de consumo e os únicos a atuar em duas frentes de reestruturação da saúde financeira: a de empresas e a de consumidores.

Ao navegar em nosso site, você concorda com nossa política de privacidade.