MGC Holding

Como aumentar a liquidez da sua empresa

A liquidez é um dos principais indicadores da saúde financeira de uma empresa. Trata-se de um parâmetro que serve como bússola para as tomadas de decisão na área financeira. Um bom nível de liquidez atesta que a empresa tem capacidade monetária para cobrir suas obrigações.

 

Por meio da análise dos diferentes tipos de liquidez é possível traçar estratégias para garantir o equilíbrio entre as dívidas e a capacidade de pagamento. “Aumentar o índice de liquidez depende de um conjunto de iniciativas que devem levar em conta o indicador específico que se pretende alavancar”, explica nossa diretora financeira, Ana Vieira. “Por exemplo, se o intuito é melhorar a liquidez corrente, o foco deve ser nas vendas à vista e em garantir um estoque ideal para o fluxo de negócios. A liquidez imediata, por sua vez, considera somente as disponibilidades de caixa e pode exigir uma análise mais direcionada aos investimentos da empresa”.

 

Já a liquidez geral envolve todos os ativos, incluindo os de longo prazo. “Com base em sua aplicação contínua é possível identificar se a empresa esteve diminuindo ou aumentando sua liquidez em exercícios anteriores e, então, definir planos para financiar futuros projetos”.

 

Embora não exista uma fórmula mágica para melhorar a liquidez de uma empresa, selecionamos nos slides algumas ações gerais que podem ter impacto positivo sobre esse importante indicador.

Ao navegar em nosso site, você concorda com nossa política de privacidade.